Sejam Bem Vindos e Obrigada Pela Visita :)

" A VIDA PODE MUDAR A ARQUITETURA. NO DIA EM QUE O MUNDO FOR MAIS JUSTO, ELA SERÁ MAIS SIMPLES " . (OSCAR NIEMEYER)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

REPORTAGEM

Arquitetos e paisagistas discutem arborização urbana em Caraguá

26/05/2009 - 18h34 (Assessoria de Comunicação)
Imagem(s): Divulgação


Durante o evento houve distribuição de mudas


Próximo às comemorações do Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, universitários, comunidade e poder público se reuniram para a apresentação do projeto Minha Árvore, de arborização urbana.

O encontro aconteceu no final da última semana, no auditório do Centro Universitário Módulo, Angelo Fonseca Nogueira. O projeto é uma iniciativa da secretaria municipal de Urbanismo, em parceria com a de Meio Ambiente e com o curso de Arquitetura do Módulo.

Aproximadamente 200 pessoas estiveram presentes. Entre elas, o artista plástico Antônio Carelli e integrantes de Organização Não Governamental voltada a ações ambientais. Elas assistiram à palestra do arquiteto e paisagista da Secretaria de Urbanismo César Abboud, que justificou o projeto e explicou sua metodologia.

Desenvolvido em parceria com os estudantes do Módulo, o Minha Árvore prevê arborizar as principais vias em todos os bairros da cidade. “Apesar de estarmos tão perto da exuberante Mata Atlântica, não desfrutamos no perímetro urbano do frescor e da sombra proporcionada pelas árvores”, disse Abboud.

O objetivo é atingir pelo menos 30% das ruas com espécies nativas de flores e frutas. “Um bom paisagismo é aquele que mexe com os cinco sentidos do homem”, afirmou o arquiteto, que também é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Módulo.

A quantidade inicial proposta representa, também, um passo a frente na certificação de Município Verde. “Cidade arborizada é um dos fatores levados em consideração para conseguirmos o selo do Estado”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Eugênio de Campos Jr.

Os participantes aprenderam também como cuidar e os locais ideais para o plantio. Isso porque após a ação da prefeitura serão os moradores responsáveis pelo cuidado com as árvores. O secretário de Urbanismo de Caraguá, Laércio Andrade, explicou que a ideia é envolver cada vez mais a comunidade. “A secretaria não pode estar distante dos anseios da população”, disse.

Na saída, os presentes receberam mudas de ameixeira, pitangueira e ipê amarelo, três das espécies que a prefeitura passará a plantar no município ainda esse ano.



FONTE: http://www.pindavale.com.br/sitesvale/noticias.asp?id=14048&cod=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário